Guitarras doadas por Lenny Kravitz e Bono ao “Fome Zero” são investigadas na Lava Jato

Lava Jato apura o destino da renda obtida com os instrumentos, que foram doados durante a presidência de Lula

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em matéria do último final de semana, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que as guitarras doadas por Lenny Kravitz e Bono (U2) ao programa “Fome Zero”, entre os anos de 2005 e 2006, estão sendo alvo de investigações da Operação Lava Jato. O objetivo da apuração é descobrir o destino da renda obtida com os instrumentos, que foram doados durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Lenny Kravitz doou uma guitarra Epiphone Flying V autografada em março de 2005, enquanto estava em turnê pelo Brasil. Dois meses depois, o instrumento foi leiloado dois meses depois e arrematado por R$ 322 mil pelo empresário Pedro Grendene. 

Em 2006, ano de reeleição, seria a vez do irlandês Bono Vox doar uma guitarra ao Fome Zero para ser leiloada e gerar – além dos recursos – publicidade ao programa carro-chefe do governo Lula. O segundo leilão, no entanto, informa o jornal, aconteceria somente um ano depois, depois de muita cobrança e questionamentos dos fãs. Uma das suspeitas levantadas na ocasião envolvia a guarda do instrumento, que supostamente estaria na casa de um dos filhos do então presidente. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Agora, dez anos depois, a Lava Jato revela bastidores dessas doações: análise de e-mails do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente, mostra que houve uma disputa entre a ONG Ação Fome Zero e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pelo direito dos recursos levantados com os leilões e a preocupação da coordenadora da entidade, Fátima Menezes, em relação a cobrança da imprensa sobre a guarda da guitarra de Bono Vox.

Em um dos e-mails, a ex-coordenadora da ONG Ação Fome Zero, Fátima Menezes, afirma, em negrito: “não podemos fazer uso do recurso obtido pelo leilão”. Discutia-se ainda o fato da renda poder ser utilizada para o fundo de combate à fome, do Ministério de Desenvolvimento Social – destino diferente do planejado anteriormente. 

O material com bastidores das doações das guitarras para o Fome Zero foi anexado em inquérito em que Bumlai é alvo – ele é réu em processo em fase de sentença a ser proferida pelo juiz federal Sérgio Moro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.