Guia dos Eletrônicos Verdes traz as empresas ecologicamente corretas

Greenpeace divulga 3ª lista das que mais se destacam em políticas ambientais, como eliminação de produtos tóxicos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Quer saber se os produtos que você compra ou já adquiriu são fabricados por empresas que respeitam o meio ambiente? O Greenpeace publica estudos sobre o assunto. Mais uma vez, foram analisados produtos de informática, no chamado “Guia dos Eletrônicos Verdes”.

Segundo a organização não-governamental, dos critérios analisados nos produtos, os principais fatores são: eliminar dos produtos substâncias que possam causar riscos ao meio ambiente e que empresas se responsabilizem pela destinação dos aparelhos uma vez que tornarem-se obsoletos.

Mudanças

Mais uma vez, a Apple aparece em último lugar, como na edição anterior do estudo, divulgada em dezembro de 2006, sem apresentar melhorias, com baixas notas em quase todas categorias avaliadas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já a Lenovo, aponta a ONG, é exemplo de crescimento. No primeiro estudo, publicado em agosto de 2006, a marca apareceu em último lugar e, na ultima avaliação, apresentou resultados animadores, ocupando o primeiro lugar da lista, apesar de ainda apresentar produtos que possuem substâncias agressivas ao meio ambiente.

Abaixo, segue a lista com o nome e a pontuação das empresas avaliadas, em uma escala de zero a dez:

Posição Empresa Nota
Lenovo 8
Nokia 7,3
Sony Ericsson 7
Dell 7
Samsung 6,3
Motorola 6,3
Fujitsu – Siemens 6
HP 5,6
Acer 5,3
10º Toshiba 4,3
11º Sony 4
12º LGE 3,6
13º Panasonic 3,6
14º Apple 2,7

O objetivo do “Guia dos Eletrônicos Verdes” é levar as empresas a se conscientizarem e adotarem politica de responsabilidade pelos produtos fabricados e os impactos que têm no meio ambiente durante e após a vida útil. A pesquisa, baseada em informações contidas nos sites das fabricantes, revela que a maioria delas não adota a política publicada em seu conteúdo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.