Grupo da oposição decide obstruir as votações no Senado Federal

Senadores não vão mais participar das sessões presididas por Renan Calheiros, absolvido do processo de cassação

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um grupo de senadores, entre eles o líder do PSDB, Tasso Jereissati, e o líder do DEM, José Agripino Maia, decidiram em reunião nesta quinta-feira (13) obstruir as votações do Senado Federal.

A decisão de não participar mais das sessões presididas por Renan enquanto ele for alvo de processos no Conselho de Ética faz parte da estratégia da oposição para forçar a saída do senador da presidência do Senado.

Renan Calheiros foi absolvido na última quarta-feira, no processo que pedia a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar com 40 votos favoráveis contra 35 votos pela cassação, além de 6 abstenções.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Medidas da oposição

Os senadores também decidiram que vão fazer uma espécie de “operação-padrão” para limpar a pauta de votação. Os parlamentares afirmaram que irão se reunir semanalmente para elaborar uma pauta seletiva mínima. “Vamos ser rigorosos e avaliar a pauta semana a semana”, afirmou Tasso Jereissati.

Além disso, o grupo afirmou que vai aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tramita no Senado e acaba com o voto secreto na Casa, e vai exigir que o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha, indique relatores para os outros processos abertos contra Renan.

O Conselho de Ética já abriu outros dois processos contra o senador e irá avaliar o pedido de abertura pelo P-SOL de um terceiro. Somente o que apura a denúncia de que Renan teria beneficiado a Schincariol e grilado terras em Alagoas já possui um relator definido.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados