Governo tem um arsenal de medidas para impedir disparada do dólar, diz fonte

Fonte do governo próxima à presidente Dilma Rousseff disse à Reuters que o governo já começou a usar uma das armas para impedir uma desvalorização desordenada do real

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O governo não quer uma depreciação acelerada e desordenada do real e tem um cardápio de medidas para impedir que uma valorização excessiva da moeda norte-americana afete a competitividade da economia brasileira, disse à Reuters na quarta-feira uma fonte do governo próxima à presidente Dilma Rousseff.

“O governo não quer uma desvalorização desordenada do real, porque tem o câmbio como fundamental para a competitividade da economia”, disse a fonte que pediu para não ser identificada.

Na terça-feira, o Ministério da Fazenda zerou a alíquota de 6 por cento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre ingresso de capital estrangeiro para aplicação em renda fixa. A medida foi adotada para ajustar os fluxos de entrada de capital externo no país à perspectiva de menor liquidez internacional.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre se essa medida seria a única ação do governo diante da conjuntura internacional de valorização da divisa norte-americana, a fonte disse que a equipe da presidente Dilma tem um cardápio de opções para atuar no câmbio.

“O governo possui um arsenal de medidas e começou a usar esses instrumentos.”

A iniciativa do governo de retirar um dos entraves ao capital estrangeiro destinado ao país provocou intensa volatilidade nos mercados de câmbio e de juros futuros nesta quarta-feira, levando o Banco Central a atuar, vendendo contratos de swap cambial tradicional.

Também nesta quarta-feira a presidente Dilma afirmou que o governo não tem medidas para segurar a valorização do dólar, repetindo que o Brasil adota o regime do câmbio flexível.

O ajuste dos fluxos de capital estrangeiro destinados ao Brasil ocorre em um contexto de redução da liquidez mundial provocado pela perspectiva de retirada dos estímulos monetários nos Estados Unidos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.