Governo suspende plano de MP para reduzir reajustes tarifários de energia

Governo suspende plano de MP para reduzir reajustes tarifários de energia, dizem fontes

Reuters

O ministro brasileiro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa da cerimônia de posse dos novos diretores da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), no Rio de Janeiro
5 de setembro de 2025
REUTERS/Pilar Olivares
O ministro brasileiro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa da cerimônia de posse dos novos diretores da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), no Rio de Janeiro 5 de setembro de 2025 REUTERS/Pilar Olivares

Publicidade

(Reuters) – ⁠O governo federal engavetou o plano de ‌editar uma medida provisória que permitiria diminuir reajustes de tarifas de energia elétrica previstos para este ‌ano, devido a resistências no Ministério da Fazenda, disseram duas fontes à Reuters.

Segundo as fontes, que falaram sob condição de anonimato, a ideia não encontrou apoio da equipe econômica depois da série de ⁠ações ‌que já foram tomadas nas últimas semanas ⁠para atenuar os efeitos da guerra no Oriente Médio sobre o setor de combustíveis no Brasil, após a disparada dos preços internacionais do petróleo e gás.

O governo anunciou nesta semana mais ​uma rodada de subvenção para o diesel, além de corte de tributos do biodiesel e ​subvenção sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP). Também zerou o PIS/Cofins sobre combustível de aviação e anunciou novas linhas de crédito para companhias aéreas.

A ideia, agora suspensa, era abrir uma linha ‌de crédito para distribuidoras de ​energia elétrica, operacionalizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os recursos seriam direcionados a concessionárias que atuam nas regiões Sudeste, ⁠Centro-Oeste e ​Sul, onde os ​reajustes tarifários deste ano tendem a ser maiores do que no ⁠Norte e Nordeste, onde ​já está prevista a destinação de um montante bilionário de UBP — espécie de royalty pago por geradores hidrelétricos — ​para modicidade tarifária.

O crédito às distribuidoras é um recurso que já foi utilizado algumas ​vezes pelo ⁠setor elétrico no passado, em situações extraordinárias como a pandemia da ⁠Covid-19. O empréstimo garante fluxo de caixa para as empresas diante de reajustes tarifários menores, mas isso é cobrado posteriormente dos consumidores, a custos mais altos.

Continua depois da publicidade