Governo sanciona lei de renovação de concessões do setor elétrico

Lei foi sancionada com seis vetos, um deles sobre artigo que trata da autoprodução de energia

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que renova concessões do setor elétrico e reduz tarifas de energia com alguns vetos relacionados à modicidade tarifária e equilíbrio financeiro de concessionárias. A medida provisória 579 havia sido votada pelo Congresso em 18 de dezembro.

Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14), a lei 12.783, de 11 de janeiro, foi sancionada com seis vetos, incluindo um sobre devolução de Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica.

Pelo artigo, os valores que não forem utilizados para cobertura das despesas administrativas e operacionais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) “deverão ser devolvidos aos concessionários (…) e, quando aplicável, revertidos em prol da modicidade tarifária”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A taxa é equivalente a 0,4 por cento “do valor do benefício econômico anual auferido pelo concessionário”, segundo a legislação sancionada.

Outro veto recaiu sobre artigo 18 que trata sobre autoprodução de energia e foi vetado por criar uma “hipótese abrangente de redução dos valores pagos a título de Uso de Bem Público (…). Segundo o veto, o dispositivo “afetaria a modicidade tarifária, dado que diminui o montante de recursos que compõem a Conta de Desenvolvimento Energético”.

O governo também vetou o artigo 31, sobre equilíbrio financeiro de concessões de geração de energia elétrica outorgadas e que ainda não tiveram suas obras iniciadas por concessionários que estejam em dia com suas obrigações.

Continua depois da publicidade

No veto o governo afirma que “o projeto de lei de conversão garante direito ao reequilíbrio econômico-financeiro de forma genérica a todas as concessionárias de geração que se enquadrarem no dispositivo”, e cita que parágrafos do artigo “violam os princípios da isonomia e da modicidade tarifária”.

Para mais detalhes, consulte: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=14/01/2013&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=128

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.