Governo reduz em R$ 30,5 bi limite para operações do PSI, buscando diminuir subvenções

O limite, com isso, passará de 50 bilhões para 19,5 bilhões de reais, disse a fonte, acrescentando que o ritmo de contratação do PSI já estava baixo

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução que reduz em 30,5 bilhões de reais o limite para operações do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), dentro de um esforço para diminuir subvenções econômicas e buscar o reequilíbrio fiscal, afirmou uma fonte da equipe econômica.

O limite, com isso, passará de 50 bilhões para 19,5 bilhões de reais, disse a fonte, acrescentando que o ritmo de contratação do PSI já estava baixo.

Na prática, a mudança não afeta imediatamente os cofres da União. Com ela, o governo apenas sinaliza que os custos com a equalização do PSI serão reduzidos. Como o apetite pelo programa já estava menor, a expectativa é que as subvenções caiam em 900 milhões de reais ao longo do tempo, disse a fonte.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O PSI concede financiamentos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sendo que o BNDES foi o responsável por definir os novos limites para cada linha do programa.

Com a nova resolução, que deverá ser publicada ainda nesta sexta-feira, o prazo para as contratações continua valendo até 31 de dezembro, mas as operações deverão ser protocoladas até o dia 30 de outubro –condição que não existia antes.

O PSI foi criado em 2009 para fomentar a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica através da subvenção econômica da União aos setores na forma de equalização de taxas de juros.

Continua depois da publicidade

O repetido atraso no pagamento pela União ao BNDES pelas equalizações de taxa de juros no âmbito do PSI vem sendo questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) dentro das chamadas “pedaladas fiscais”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.