Governo quer liberar 7 aeroportos do RS para retomar voos comerciais, diz jornal

O maior volume de operações deve chegar a Canoas, usando a base aérea da Força Aérea Brasileira da cidade

Equipe InfoMoney

Salgado Filho, aeroporto de Porto Alegre, alagado após fortes chuvas. (Divulgação/Fraport)

Publicidade

O governo federal deverá anunciar nesta quinta-feira (9) medidas para reestabelecer parte dos voos para o Rio Grande do Sul, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, o comunicado deverá vir do Ministério de Portos e Aeroportos.  

Lula disse que as novas medidas devem ter foco no atendimento às pessoas físicas. “Precisamos começar a pensar nas pessoas, em como o governo irá atendê-las”, afirmou Lula. “Temos que levar em conta que muitas pessoas perderam muitas coisas.” 

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o governo pretende retomar a operação de sete aeroportos regionais do Rio Grande do Sul como alternativa ao aeroporto de Porto Alegre que está alegado e paralisado por tempo indeterminado. O objetivo é operar até 150 voos semanais.  

Continua depois da publicidade

O maior volume de operações deve chegar a Canoas (RS), usando a base aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) da cidade. A expectativa do Ministério é começar a operar esses voos comerciais a partir de segunda-feira (13). 

O aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, fechou no último dia 3. O local está alagado após o alto volume de chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a semana passada. 

A Fraport Brasil, que é a operadora que está cuidando do aeroporto de Porto Alegre, está estruturando o aeroporto de Canoas para os voos comerciais. A Força Aérea Brasileira não informou a data do primeiro voo com passageiros a partir da Base Aérea de Canoas, mas o Ministério de Portos e Aeroportos espera que as aeronaves saiam até o início da próxima semana.