Governo quer estimular brasileiros a adotar consumo sustentável

Idec considerou ação como um avanço para a integração de diversos setores da sociedade com a causa

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Plano lançado pelo governo quer estimular a participação dos brasileiros em todas as ações que visam ao consumo sustentável e à defesa do meio ambiente.

Propostas sobre o tema estão contidas no PPCS (Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentável), anunciado na última quarta-feira (23) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A intenção do governo é ampliar a integração de políticas ambientais e desenvolvimento do País.

Minimizando os danos
Izabella ainda pontuou que o plano vai contar também com a participação de vários setores do governo, empresários, ONGs (organizações não governamentais). “Um dos objetivos do plano é o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam os danos ao meio ambiente”, disse Izabella, conforme publicado pela Agência Brasil.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O plano coloca metas quantitativas e qualitativas, conforme o acordo realizado por todos os parceiros. A proposta servirá de base para as ações do governo, do setor produtivo e da sociedade que direcionam o Brasil para padrões mais sustentáveis de produção de consumo, segundo a ministra.

Idec aprova
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) considerou o plano como um avanço para a integração de diversos setores da sociedade com a causa. “O lançamento do PPCS é um passo importante na articulação entre diferentes instâncias de governo, setores empresariais e representantes de organizações de trabalhadores, consumidores e outros setores da sociedade civil”, afirma a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn.

As ações preveem algo positivo, mas que não será fáceis. “Temos o desafio de aprofundar o debate sobre os padrões de produção e consumo que levem a mudanças efetivas, que viabilizem o acesso de todos os consumidores a bens e serviços mais sustentáveis”, afirma Lisa. “Isso só será possível se ocorrerem mudanças significativas nos modelos de negócios e paradigmas de produção e consumo atuais”, completa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.