Governo que prometia ‘pibão’ entrega recessão mais grave da história, diz Aécio

Para o tucano, o inferno da economia brasileira não está ligado a fatores externos, "como provavelmente argumentarão - mais uma vez os petistas".

Estadão Conteúdo

Publicidade

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou nesta quinta-feira, 3, que a queda de 3,8% do Produto Interno Bruto, divulgada esta manhã pelo IBGE, confirma as previsões mais pessimistas: a economia brasileira teve o pior desempenho em 25 anos e caminha para a mais prolongada retração do período econômico. Para o tucano, que ainda não se pronunciou sobre a delação feita pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) que implicaria a presidente Dilma Rousseff, a única alternativa para sair da crise é “mudar o governo que aí está”.

“O governo que prometia ‘pibão’ entrega recessão, a mais grave de toda a história. O grupo político que se vangloriava de estar a salvo da ‘marolinha’ das crises internacionais, agora, está atolado na lama, e junto levou a economia do País”, afirmou Aécio, em nota.

Para o tucano, o inferno da economia brasileira não está ligado a fatores externos, “como provavelmente argumentarão – mais uma vez os petistas”. Segundo ele, o responsável único pelo desastre é o governo do PT com “suas políticas malsucedidas, suas opções equivocadas e sua arrogância em desdenhar os avisos recorrentes feitos pelos mais variados analistas, ao longo de anos”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Aécio disse que as estatísticas frias apenas dão contornos aos dramas observados nas ruas do País diariamente e citou o aumento impressionante do desemprego, a escalada da inflação, a paralisia da atividade econômica, o desalento e a desconfiança.

“Não há quem alimente expectativa de que, com o atual grupo político no poder, a situação do País possa mudar. Não há confiança na economia e a presidente da República não inspira um pingo de credibilidade. Não satisfeito, seu partido insiste em aprofundar o que já se mostrou desastroso”, criticou.

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), fez coro a Aécio e disse que, diante do resultado do PIB, somente com um novo governo será possível resgatar a credibilidade. Líder ruralista, Caiado disse que, não fosse a agricultura, a deterioração econômica teria sido maior e a queda da economia brasileira poderia chegar a 4,5% no ano passado.

Continua depois da publicidade

“A previsão é péssima para 2016 e o remédio é um só, não tem outro: é exatamente a antecipação das eleições e buscarmos um novo governo que possa resgatar a credibilidade e estimular o cidadão a acreditar no País. O que está aí realmente não tem nenhuma capacidade de recuperar e a agricultura poderá ir para o abismo que levou os outros setores da economia brasileira”, destacou ele, em entrevista.

Para Caiado, após a delação de Delcídio, o ajuste fiscal perde importância e o ideal seria a realização de novas eleições antecipadas após a cassação da chapa Dilma e do vice Michel Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele disse ainda que só um novo presidente poderá apresentar reformas como previdenciária, trabalhista, tributária e política.

Leia também:

Carteira InfoMoney tem 4 novas ações para março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.