Governo pode utilizar PAC em nova manobra para atingir meta do superávit, diz jornal

Expansão dos gastos em ano eleitoral, somado à revisão do PIB para cima pode forçar governo a nova manobra contábil

Publicidade

SÃO PAULO – Mais uma vez o governo federal pode lançar mão de manobras contábeis para interferir no cálculo do superávit primário. Desta vez seriam descontados mais de R$ 11 bilhões de despesas com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), segundo o jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com a reportagem, a alteração visaria o cumprimento da meta de 3,1% do PIB (Produto Interno Bruto) e seria viável através de uma brecha prevista na legislação, na qual os gastos com projetos incluídos no PAC seriam classificados como investimentos.

A modificação teria sido necessária em razão da escalada de gastos do governo em 2010, sendo que no último ano outras medidas, como a retirada de estatais do cálculo, já haviam sido tomadas para garantir o cumprimento da meta.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Revisão do PIB dificulta tarefa
A tarefa do governo de garantir o superávit ficou ainda mais difícil após a revisão para cima do PIB de 2010, que, segundo o Estado, aumentou a meta de valores nominais em cerca de R$ 2 bilhões. Ademais, conforme já havia adiantado o ministro da Fazenda, Guido Mantega, estados e municípios tiveram um ano aquém do esperado.

Credibilidade
Mais uma vez, cabe a citação do analista Rafael Bistafa, da Rosenberg & Associados, feita ainda em outubro do ano passado quando foram realizadas outras manobras para garantir o alcance da meta.

“Cada vez mais a divulgação do superávit primário tem se tornado um número vazio”, afirmou Bistafa na época, lembrando que o mercado tem voltado suas análises para o déficit nominal apresentado, em função das mudanças de regras, quase que constantes, para a apuração da margem.

Continua depois da publicidade

Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda afirmou que anúncios desta natureza só são feitos de forma oficial e que rumores não são comentados. Contudo, o órgão afirmou que caso alguma medida seja confirmada, deverá ser anunciada na coletiva de apresentação do balanço do ano de 2010 que ocorrerá ainda nesta semana.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.