Governo mandará proposta de reforma tributária ao Congresso até dia 30

Em evento, o presidente Lula aproveitou para fazer críticas aos Estados Unidos por não diminuírem os subsídios agrícolas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que o governo encaminhará a proposta de reforma tributária ao Legislativo até o dia 30 de novembro. Segundo o presidente, a reforma será “factível com as necessidades”.

“Ver se a gente consegue ter, não a carga tributária e a política tributária ideal, mas aquela que seja factível, possível com as necessidades dos governadores, prefeitos, do governo federal e de suporte da sociedade brasileira”, afirmou o presidente, ao participar da abertura do 25º Encontro Empresaria Brasil-Alemanha, em Blumenau (SC), de acordo com veiculação da Agência Brasil.

Críticas

Lula aproveitou o evento para também fazer críticas aos Estados Unidos, por não diminuírem os subsídios agrícolas, o que dificulta o comércio de produtos das nações pobres e atravancam as negociações na Rodada Doha, da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os Estados Unidos, nos últimos dois anos, concederam US$ 11 bilhões em subsídios agrícolas e a perspectiva dos norte-americanos é aumentar esse valor para US$ 16 bilhões nos próximos anos, segundo o presidente. “Por tudo que aprendi de matemática, não tem diminuição de subsídio aí”, observou.

Para Lula, o Brasil deve ajudar os vizinhos pobres da região – já que é o país com a economia mais desenvolvida da América Latina -, a exemplo dos países ricos da União Européia que auxiliaram os países mais pobres do continente europeu que ingressaram no bloco.

“Como maior economia do continente, temos que ter políticas, não generosas, mas especiais para contribuir para que os países da região possam crescer junto com o Brasil”, finalizou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.