Governo lançará chamada para empreendedores e pesquisadores de hidrogênio verde

Ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, Alvim afirmou que o hidrogênio vai permitir uma melhor distribuição espacial de energia limpa no Brasil

Estadão Conteúdo

(Shutterstock)

Publicidade

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, afirmou nesta sexta-feira, 20, que o governo vai lançar nos próximos dias uma “grande chamada” para empreendedores e pesquisadores envolvidos na área de combustíveis e hidrogênio verde, iniciativa que contará com investimento de R$ 100 milhões.

“Nos próximos dias devemos estar lançando grande chamada para empreendedores por meio de subvenção econômica, e para pesquisadores, para pesquisas na área de combustíveis, hidrogênio verde. Estamos falando de investimentos de mais de R$ 100 milhões para pesquisa e empreendimentos inovadores nessa área”, disse Alvim durante painel do Congresso Mercado Global de Carbono.

Ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, Alvim afirmou que o hidrogênio vai permitir uma melhor distribuição espacial de energia limpa no Brasil.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo ele, o presidente da República, Jair Bolsonaro, vem cobrando a pasta sobre o assunto. “Além de já termos mapeado todas as experiências científicas que temos, o presidente nos cobra. Esse fim de semana foi dia do hidrogênio, desde sábado ele vem me pedindo, hidrogênio. Essa semana o governo está com essa preocupação, em breve vocês vão saber porquê”, disse o ministro.

Sobre o mercado regulado de carbono no Brasil, Alvim disse ainda que haverá pela frente um trabalho científico de adequação metodológica para mensuração dos créditos no Brasil, para haja validação pela comunidade científica internacional. “É um desafio para nossa ciência”, comentou.

“Só com a ciência vamos garantir metodologia e critérios mínimos para que esse mercado aconteça e que o mundo reconheça o crédito de carbono brasileiro como um crédito especial, com alta integridade ambiental”, afirmou também o ministro do Meio Ambiente, segundo o qual será necessário “aprimorar a ciência para a realidade brasileira”. “Não é questionar a ciência.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.