Governo japonês diz que situação econômica do país ainda é grave

Recuperação do consumo e da produção interna são reflexos dos estímulos governamentais, diz ministro das Finanças

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O governo japonês disse que a situação econômica do país continua grave e manterá sua avaliação pelo sétimo mês seguido.

No relatório mensal lançado nesta terça-feira (24), o governo diz que “a economia está se erguendo, mas mostra pequenos sinais de uma recuperação autossustentável, e a taxa de desemprego ainda está alta, o que mostra que a economia ainda está em situação grave”.

A decisão de manter sua avaliação econômica surge do fato de que as melhorias na produção das empresas e do consumo individual ocorreram devido às medidas de estímulo do governo e as pessoas ainda sofrem com a situação econômica difícil.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Exportações
O ministro das Finanças do Japão, Naoto Kan, demonstrou preocupação de que o massivo recall mundial da Toyota afete as exportações do país e o consumo interno. “Tenho ouvido que as vendas de carros japoneses estão diminuindo em alguns países. Quero monitorar de perto os efeitos do recall”, disse ele.

O governo manterá também sua previsão para os investimentos das companhias em fábricas e equipamentos, dizendo que a queda dos investimentos está diminuindo, mas os novos aportes serão feitos em níveis pequenos, porque muitas empresas julgam já ter infraestrutura em excesso para a atual demanda.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.