Governo dos EUA sinaliza ampliação dos incentivos para impulsionar economia

Casa Branca diz que Bush não descarta um aumento nos US$ 150 bilhões destinados ao programa de estímulos fiscais

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente norte-americano, George W. Bush, não descarta um aumento nos US$ 150 bilhões destinados ao pacote de estímulos fiscais para impulsionar a economia e enfrentar os temores de recessão, revelou a Casa Branca nesta terça-feira (22).

A percepção do mercado é a de que o programa não será capaz de evitar uma recessão. Desde o seu lançamento na semana passada, a resposta nas bolsas é negativa. Na véspera, sem a referência de Wall Street em função do feriado, a bolsa de Frankfurt sofreu sua maior queda desde 2001, e os mercados da Ásia e do Brasil amargaram perdas expressivas.

A sinalização de um pacote maior vem no dia em que foi realizada mais uma ação para combater o temor de recessão. As bolsas dos EUA não reagiram com ganhos diante da atuação emergencial do Federal Reserve, que reduziu a taxa básica de juro em 75 pontos-base, levando-a para 3,5% ao ano, o menor patamar desde 9 de agosto de 2005.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Velocidade

O secretário do Tesouro, Henry Paulson, aprovou a decisão do Fed e pediu velocidade no Congresso para aprovação das medidas anunciadas por Bush. “Precisamos fazer alguma coisa agora, porque os riscos de curto prazo são claramente adversos”, avalia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.