Governo brasileiro condena ataques racistas a Vinícius Jr. na Espanha

Embaixadora da Espanha em Brasília foi convocada explicar a situação após o último incidente no domingo

Reuters

Publicidade

O Brasil condenou nesta segunda-feira (22), em comunicado assinado por vários ministérios, os ataques racistas que o atacante brasileiro Vinícius Jr. têm sofrido na Espanha e pediu ao governo espanhol e às autoridades esportivas do país europeu que punam os envolvidos.

Os Ministérios das Relações Exteriores, da Igualdade Social, da Justiça e Segurança Pública, do Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania assinaram a nota de forma conjunta.

“Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo”, disse o comunicado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O governo ainda convocou a embaixadora da Espanha em Brasília nesta segunda-feira para explicar a situação após o último incidente no domingo, quando insultos racistas foram feitos contra o jogador do Real Madrid pela torcida do Valencia.

Vídeos publicados nas redes sociais e verificados pela Reuters mostraram centenas de torcedores do Valencia cantando “Vinícius é um macaco” enquanto o ônibus do Real Madrid chegava ao estádio antes da partida de domingo.

O jogo foi interrompido por 10 minutos depois que o atacante de 22 anos, vice-artilheiro do Real Madrid em todas as competições nesta temporada, apontou para torcedores que teriam feito comentários racistas contra ele. Mais tarde o jogador foi expulso por uma briga nos minutos finais da partida.

Continua depois da publicidade

A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Maria Laura da Rocha, lamentou os repetidos ataques racistas ao jogador.

“Vinícius Jr. recebeu cartão vermelho por não aguentar tudo isso. O cartão vermelho deveria ter sido dado ao racismo”, disse ela em seminário sobre as relações do Brasil com países africanos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.