Governo anunciará cortes de despesas abaixo de R$ 15 bi, diz Mantega na TV

O corte será principalmente em gastos de custeio, não haverá cortes em investimento e nem em serviços sociais do governo, disse o ministro em entrevista à Globo

Reuters

Publicidade

5 Jul – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o corte de despesas a ser anunciado na próxima semana se concentrará principalmente em custeios, e que num “primeiro momento” deve ficar abaixo de 15 bilhões de reais.

“O corte será principalmente em gastos de custeio, não haverá cortes em investimento e nem em serviços sociais do governo”, disse Mantega em entrevista à TV Globo, veiculada no jornal Bom Dia Brasil desta sexta-feira.

“Nesse primeiro momento será abaixo de 15 bilhões (de reais) mas estaremos acompanhando ao longo do ano para ver se novos cortes serão necessários”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, “o importante é cumprir a meta” de superávit primário de 2,3 por cento do PIB.

O governo espera que os cortes de orçamento ajudem a convencer os investidores de que está decidido a controlar os gastos em um momento no qual a inflação acumulada em 12 meses segue acima do teto da meta, de 6,5 por cento.

Na véspera, uma fonte do governo, que pediu para não ser identificada, havia adiantado que o corte ficaria abaixo de 15 bilhões de reais.