Governistas manobram para ampliar CPI da Covid ou adiar início da investigação

Governistas manobram para ampliar CPI da Covid ou adiar início da investigação

Reuters

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Publicidade

BRASÍLIA – Em meio ao pior momento da pandemia de coronavírus no país, senadores aliados do presidente Jair Bolsonaro decidiram articular um pedido para ampliar o escopo da CPI da Covid, de modo a incluir Estados e municípios na investigação, ou tentar de algum modo adiar ou desacelerar os trabalhos de apuração.

A movimentação ocorre em meio à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso de ordenar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que instale a CPI e após ter vindo a público uma conversa do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), divulgada pelo parlamentar, com o próprio Bolsonaro sobre a comissão.

Nela, Bolsonaro defendeu a Kajuru que era preciso investigar governadores e prefeitos na CPI e disse temer um “relatório sacana” da comissão caso a apuração se concentre apenas no governo federal, conforme previsto no pedido original.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Olha só o que você tem que fazer. Tem que mudar o objetivo da CPI, tem que ser ampla. Daí você vai fazer um excelente trabalho para o Brasil”, afirmou Bolsonaro a Kajuru, conforme o áudio divulgado.

“Se mudar (o objeto da CPI), dez para você, porque nós não temos nada a esconder”, disse. “Se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o (ex-ministro da Saúde Eduardo) Pazuello, ouvir gente nossa para fazer um relatório sacana.”

O vazamento do áudio da conversa de Bolsonaro causou surpresa entre aliados e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) deverá apresentar uma representação no Conselho de Ética do Senado contra Kajuru, segundo uma fonte.

Continua depois da publicidade

Em linha com a defesa feita por Bolsonaro, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) já conseguiu assinaturas para garantir uma CPI ampliada da Covid e pretende apresentar o pedido nos próximos dias.

“Nós conseguimos o número suficiente de assinaturas para que a CPI seja ampla, independente e justa para investigar União, governadores e prefeitos”, informou o senador cearense, conforme a assessoria.

Segundo o parlamentar, o pedido foi elaborado no começo de março e ganhou força após a determinação do Supremo exigindo a instalação de uma CPI para investigar as ações do Executivo no enfrentamento ao coronavírus.

Continua depois da publicidade

Por ora, não é possível saber se ela será aceita ou se será incluída na CPI da Covid.

Numa outra frente de atuação, a bancada dos senadores do PL vai pedir a Rodrigo Pacheco que coloque em votação um requerimento para decidir se o Senado vai atender a decisão do Supremo de instalação da CPI da Covid.

Segundo uma das fontes do Senado, a avaliação dos parlamentares, alinhada com o Palácio do Planalto, é que uma CPI da Covid no momento poderá mais atrapalhar do que ajudar no enfrentamento da pandemia, além do risco até de contaminar mais senadores –três já morreram desde o início da crise sanitária.

Publicidade

Na quarta-feira, o próprio Supremo vai avaliar a liminar dada por Barroso. O plenário do STF deve chancelar na ocasião a medida que determinou ao Senado que instale a CPI da Covid, mas a tendência é que a Corte deixe para o Senado definir sobre o funcionamento, disse à Reuters uma fonte envolvida no assunto.

A expectativa é que o plenário do Supremo confirme a decisão de abrir a comissão de inquérito para apurar eventuais omissões e irregularidades do governo federal no enfrentamento à pandemia de coronavírus, embora diga que cabe à Casa Legislativa avaliar a forma de funcionamento, disse a fonte.

Isso significa que os senadores é que vão definir se a comissão vai trabalhar de forma presencial ou por videoconferência e se vai começar já agora –no auge da pandemia no país– ou aguardar um momento para funcionar, exemplificou a fonte.

Continua depois da publicidade

A se manter essa linha de decisão do STF, ela poderá ser benéfica para o governo Bolsonaro –que tem maioria no Senado– para controlar o rumo e ritmo das apurações da CPI.

Senadores defensores da comissão de inquérito estão cientes da dificuldade de ela avançar.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.