Governistas dizem que não rebaixamento imediato pela S&P foi ‘positivo’

"O momento da economia é de dificuldades, eu acho que isso (a mudança da perspectiva do Brasil pela agência) já era previsto, considero até um fato positivo não ter sido rebaixado diretamente", disse Romero Jucá

Estadão Conteúdo

Publicidade

Parlamentares governistas classificaram como positiva a decisão anunciada na terça-feira, 28, da agência de classificação de risco Standard & Poor’s de não ter rebaixado diretamente a nota do Brasil, retirando o País do grupo de bons pagadores. A avaliação é de que, diante da avalanche de dificuldades na economia e o cenário conturbado na política, a alteração da perspectiva do País de BBB estável para negativa foi considerada como uma vitória.

Um dos principais interlocutores do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Congresso, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a decisão da S&P é um aviso do mercado que todos precisam levar em conta. “O momento da economia é de dificuldades, eu acho que isso (a mudança da perspectiva do Brasil pela agência) já era previsto, considero até um fato positivo não ter sido rebaixado diretamente”, disse Jucá.

“É lógico que não é bom (a decisão da S&P), mas, para o tamanho da situação que estamos vivendo, a crise de confiança que está sendo permanentemente alimentada, acho que manter o grau de investimento mesmo com viés negativo, é um sinal positivo”, reforçou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Jucá, é preciso que o governo proponha medidas estruturantes para estimular a economia do País. “Cabe ao Executivo inverter o rumo dessa marcha que vai levar o país a bancarrota”, disse ele, que é economista e foi relator do Orçamento de 2015. Ele afirmou que o Congresso – acusado por integrantes do governo de não ajudar no esforço fiscal – pode até propor algumas medidas de “animação da economia”, mas destacou que cabe ao Executivo induzir o processo de reativação econômica.

Por outro lado, o líder petista disse concordar com a “visão” do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em entrevista dada ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, na segunda-feira, 27, segundo a qual se o Congresso resolver ajudar em algumas propostas, o País poderá sair “rapidamente” dessas dificuldades. Como exemplo, ele citou a aprovação do projeto que acaba com a desoneração da folha de pagamentos, a reforma do ICMS com a votação da proposta que repatria recursos do exterior e a não derrubada de vetos que podem causar impacto fiscal, como o do reajuste dos servidores do Judiciário.

Humberto Costa defendeu o governo, ao destacar que, para ele, o Executivo tomou as decisões corretas ao fazer o ajuste fiscal. E que o Congresso, além de não aprovar o ajuste, criou despesas.

Continua depois da publicidade

Contemporizando a disputa, o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que a nota da agência de risco pressupõe ações tanto do Executivo quanto do Legislativo. Segundo ele, é preciso trabalhar no segundo semestre, com a aprovação de iniciativas de retomada do crescimento e reaquecimento da economia, para evitar o pior. “Acho que o rebaixamento só virá se as medidas preconizadas não ocorrerem”, destacou.

Oposição
Lideranças da oposição procuradas pelo Broadcast, como o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), não se manifestaram na terça-feira, 28. O líder da oposição no Congresso, deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), disse que a decisão da S&P comprova o equívoco do governo de propor a redução da meta fiscal na semana passada. “Mais uma vez, o governo Dilma/PT errou ao indicar que, mesmo num momento de forte crise, ampliaria os gastos, postura que contradiz a cartilha do bom senso, que recomenda corte de gastos quando em momentos de dificuldade”, afirmou, por meio de nota.

Para Avelino, o iminente rebaixamento mostra que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tinha razão quando defendia a manutenção ou até o endurecimento das metas. “Com o endividamento público crescente, era hora de apertar o cinto”, comentou o deputado, que chamou Levy de “ilha isolada de razão no mar da irresponsabilidade petista”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.