Gleisi Hoffman reapresenta proposta para extinguir JCP gradualmente até 2018

A proposta é de que haja extinção, em etapas, até o exercício fiscal encerrado em dezembro de 2018, da faculdade de dedução pelas pessoas jurídicas dos JCPs

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) reapresentou projeto de lei para extinguir gradualmente o benefício fiscal para empresas por meio da distribuição de JCP (juros sobre capital próprio). O projeto de lei altera a legislação do imposto de renda das pessoas jurídicas, bem como da contribuição social sobre o lucro líquido, para extinguir, em etapas, até o exercício fiscal encerrado em dezembro de 2018, a faculdade de dedução pelas pessoas jurídicas do JCP. 

De acordo com o projeto de lei da senadora, a saída desse mecanismo se dará pela redução gradual do percentual de dedução admitido, da seguinte forma: (i) 50% da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), para o período de apuração encerrado em dezembro de 2017, em respeito ao princípio constitucional da anterioridade plena que rege o aumento do IRPJ; (ii) 25% da TJLP para o período de apuração encerrado em dezembro de 2018; (iii) 0%, para os períodos posteriores.

Gleisi reforça que inseriu o dispositivo de teor semelhante no PLV (projeto de lei de conversão) relativo à MPV nº 675. Porém, afirmou, foi obrigada a recuar para não colocar em risco a aprovação da elevação da alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) para as instituições financeiras. Na época, Gleisi afirmou que “não havia convergência imediata” para debater, em projetos de lei, matérias que tratam de JCP. “Infelizmente considero que não temos ambiente propício para avançar”, afirmou a senadora na época. A aprovação da elevação da alíquota da CSLL para instituições financeiras de 15% para 20% pelo Senado ocorreu em setembro do ano passado. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a senadora, na atual conjuntura de dificuldade econômica e necessidade de ajustes nas contas públicas, todos os segmentos sociais e econômicos são instados a dar a sua contribuição.

“O governo federal procedeu a um forte contingenciamento dos gastos orçamentários. Com o apoio do Congresso, já reformulou as condições de pagamentos de certos benefícios sociais, como o seguro-desemprego, o seguro-defeso, o abono salarial e a pensão por morte. (…) Muitos segmentos, portanto, estão sendo chamados a contribuir neste momento de dificuldades conjunturais, todavia, entendo que tão importante quanto a realização efetiva do ajuste é buscar equilíbrio e justiça na parcela de contribuição que cada um dos brasileiros dará neste processo”, afirma a senadora. 

Segundo ela, reveste-se ainda de maior importância a responsabilidade que “temos de harmonizar e remediar as ações em torno do ajuste fiscal, nunca nos esquecendo de quanto pode e deve contribuir cada segmento para o objetivo comum a todos, qual seja a retomada do crescimento sustentável do nosso país”.

Continua depois da publicidade

Desta forma, ela afirma que, a fim de garantir a distribuição equânime do esforço para o ajuste fiscal, “apresenta o projeto de lei que extingue, em etapas, até o exercício fiscal encerrado em dezembro de 2018, a faculdade de dedução pelas pessoas jurídicas dos juros sobre o capital próprio”.

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.