Gilmar Mendes pede cassação do registro do PT

Presidente do TSE afirma que há indícios de que o PT foi indiretamente financiado pela Petrobras, que é uma sociedade de economia mista, o que é proibido pela legislação eleitoral

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, determinou na sexta-feira abertura de representação contra o PT pedindo a cassação do registro do partido. O processo foi encaminhado à corregedora-geral eleitoral, Maria Theresa Assis Cavalcanti, que fará a análise do caso.

Gilmar afirma que há indícios de que o PT foi indiretamente financiado pela Petrobras, que é uma sociedade de economia mista, o que é proibido pela legislação eleitoral. A abertura do processo tem como base investigação das contas da campanha de 2014 da presidente afastada, Dilma Rousseff.

As contas da campanha foram aprovadas com ressalvas pelo TSE. Porém, Gilmar Mendes decidiu apurar diversas despesas a pedido do PSDB. Foram apontadas fornecedoras sem “capacidade operacional” para prestação de serviços e evidências de que empresas “aparentemente de fachada foram contratadas por valores exorbitantes e desproporcionais”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em  comunicado à imprensa, o PT informou: “O PT não tem conhecimento de nenhum pedido de cassação de seu registro e não vê motivos para adoção desta medida, pois todas as suas operações financeiras são feitas dentro da legalidades.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.