Publicidade
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou neste domingo (21) as manifestações organizadas pela esquerda contra o chamado PL da Anistia e a PEC da Blindagem. Em publicação nas redes sociais, o magistrado classificou os atos como uma “prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia”.
Segundo Mendes, as mobilizações ocorreram em sintonia com a atuação da Corte. “Em diferentes momentos, registraram-se demonstrações de apoio ao Supremo Tribunal Federal, que esteve, mais uma vez, à altura da sua história, cumprindo com coragem e firmeza a missão de proteger as instituições e responsabilizar exemplarmente os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito”, escreveu.

PEC da Blindagem e anistia: os próximos passos dos projetos alvo de manifestação
Mais de 80 mil pessoas foram às ruas no Rio e em São Paulo para se manifestar contra os dois projetos

Relator da Anistia, agora “PL da Dosimetria”, vê manifestações como “mais do mesmo”
Deputado Paulinho da Força afirma que manifestações não influenciarão relatório e defende que redução de penas pode pacificar o país, enquanto governistas apostam em perda de força das propostas
O ministro destacou ainda que a reação popular evidencia a rejeição a retrocessos institucionais. “Graças à atuação vigilante do STF e à mobilização da sociedade, o Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos. Não por acaso, a bandeira que se estendeu nas ruas foi a do Brasil, símbolo maior da nossa soberania e da unidade nacional”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Mendes também sugeriu que a energia política demonstrada nas ruas seja canalizada em favor da estabilidade institucional. Para ele, é hora de “transformar essa energia democrática em um grande pacto nacional entre Executivo, Legislativo e Judiciário”.