Gilmar Mendes acusa PT de “fraude processual” ao tentar recuar de ação contra impeachment

Ministro do STF afirmou que “percebeu que o PT está querendo fazer um test-drive de juízo no Tribunal"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou hoje que “percebeu que o PT está querendo fazer um test-drive de juízo no Tribunal, quer dizer, o juiz a quem cair a demanda é confiável ou não segundo os critérios por eles estabelecidos”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Ontem, três deputados do PT entraram com um mandado de segurança no STF contra a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de acatar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Contudo, desistiram da ação ao saberem que ela foi distribuída para Gilmar Mendes. 

Para ele, o recuo do PT ao saber da distribuição da ação se caracteriza uma fraude. “Eu mandei que isso fosse encaminhado para Ordem dos Advogados (do Brasil, OAB) para que se examine. O próprio impetrante, um dos impetrantes, é um ex-presidente da OAB. É preciso que isso seja examinado. Mas é evidente que é uma fraude processual.”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“É evidente que estão tentando fazer esse tipo de seleção, o que mostra o baixo padrão ético”, afirmou. “É notório que estão tentando manipular a distribuição do Tribunal e isso não é devido.”

Ontem, o ministro pediu que o Conselho Federal da OAB examine eventual responsabilidade disciplinar ao pedir a desistência por “ato atentatório à dignidade da Justiça”. “Insta salientar que os impetrantes sequer disfarçam a tentativa de burlar o princípio do juiz natural (…) em atitude flagrantemente ilegal, com a desistência imediatamente posterior à ciência do relator a quem foi distribuída esta demanda. A toda evidência, tal atitude configura-se como clara fraude à distribuição processual e constitui ato temerário e ofensivo não a essa relatoria, mas ao Poder Judiciário”.

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.