Gilberto Goellner diz que endividamento do setor rural é “vergonhoso” para o País

Segundo o senador, diminuição na renda do produtor impede novos investimentos, afetando o crescimento da economia

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) declarou nesta sexta-feira (3), no Plenário, que o endividamento rural é “vergonhoso” para o País. Segundo o senador, é difícil de explicar e até aceitar que um dos setores mais fortes da economia brasileira também seja o mais mal remunerado.

Para Goellner, a diminuição na renda do produtor atrapalha sua capacidade de formar poupança e arcar com as dívidas assumidas, além de impedir a realização de novos investimentos, afetando o crescimento da economia.

“Recuperar a renda no campo é, por isso, uma questão de política pública, vez que interessa a toda sociedade, e não apenas ao produtor rural”, afirmou o senador.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Matéria-prima

De acordo com Goellner, as dificuldades impostas pelo governo, como a proibição da venda de ingredientes genéricos e a burocracia excessiva para registrar novos produtos, são alguns dos responsáveis por elevar o preço das matérias-primas, que no caso da soja, por exemplo, representam mais de 30% nas despesas de custeio.

“O preço dos insumos será tão caro quanto a agricultura possa pagar. Em outras palavras, no momento em que as commodities alcançam preços otimistas nas bolsas, vem o setor de insumos ‘pinçar’ a renda que o produtor esperava, aumentando os preços dos fertilizantes e defensivos para a lavoura seguinte”, afirmou.

O senador ainda afirmou que os preços alcançam patamares que considera “abusivos” devido a impossibilidade dos produtores realizarem importações diretas de matérias-primas fabricadas nos países do Mercosul.

Continua depois da publicidade

Solução

Goellner propôs que a solução para o problema seria uma reavaliação no sistema de financiamento bancário para os produtores rurais que, ao pedirem empréstimos, acabam barrados na ‘classificação de risco’, sem conseguir obter novas linhas de crédito.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.