Gestor de fortunas e especialista dizem onde investir para ganhar mais em 2014

Para Márcio Neubauer é importante que as pessoas tenham muito conhecimento para aproveitar essas oportunidades

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Após um ano ruim para investimentos em diversos setores, tudo que os investidores certamente mais desejam é que 2014 vire definitivamente a página no mercado. No entanto, para o sócio fundador da Soma Invest, Márcio Neubauer, o próximo ano não será um mar de rosas: “2014 é um ano em que a cautela será necessária, mas as boas oportunidades farão toda a diferença”, afirma.

Sérgio Goldman, um dos sócios fundadores da gestora de patrimônio Maximizar, afirma que quem quiser investir na bolsa em 2014 precisa analisar caso a caso e saber que a seleção é cada vez mais importante. Sobre os setores mais interessantes para se investir, ele destaca três: infraestrutura, instituições financeiras e saúde.

“São setores relativamente defensivos, que dependem menos do desempenho econômico do país”, explica Goldman. Sobre o setor de saúde, o especialista afirma que há uma tendência do governo de atribuir parte de suas funções para o setor privado, o que pode beneficiar diversas companhias. Já sobre o setor de infraestrutura, o destaque fica tanto para empresas no setor de concessão, como para operadoras.

Continua depois da publicidade

Goldman explica ainda que é importante enxergar grandes temas como oportunidades. “Por exemplo, as regiões nordeste, centro-oeste e norte do Brasil crescem mais que as grandes capitais do sudeste e do sul, assim, é interessante encontrar empresas que se beneficiem desse movimento”, aponta. Um exemplo de companhia dado pelo especialista que está dentro dessa tendência é a Hering, empresa que tem se expandido para cidades menores e assim pode se aproveitar desse crescimento.

Fora da bolsa, o especialista acredita que as debêntures de infraestrutura são uma boa opção para 2014. “Esse investimento é mais para o longo prazo, no entanto, a rentabilidade está bastante interessante, na casa de 5% a 6% mais a inflação”, explica Goldman. Ele afirma que esse pode ser o papel de destaque na renda fixa ano que vem.

Traçar objetivos
Márcio Neubauer afirma que antes de tudo é importante que o investidor saiba claramente seus objetivos e o prazo que deseja atingi-los. Para o longo prazo, uma recomendação do especialista é a NTN-B com prazo longo, uma vez que ela atualmente está pagando o IPCA mais uma rentabilidade em torno de 6%.

Neubauer afirma ainda que é importante investir em conhecimento. Ou seja, transformar as muitas informações disponíveis sobre investimentos em conhecimento, entendendo o fluxo de caixa para, na sequência identificar as melhores oportunidades de investimento. 

Cenário
Sobre o cenário esperado para 2014, Sérgio Goldman afirma que as eleições podem ser um fator positivo, uma vez que podem trazer novas oportunidades no mercado de renda variável. Sobre o curto prazo na bolsa brasileira, para o especialista, o quadro é ruim, uma vez que há uma deterioração fiscal das contas do governo e o crescimento do país não deslancha.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.