Gabinete do novo premiê japonês toma posse nesta quarta

Fukuda alertou gabinete para que aumente transparência nos gastos públicos, evitando os erros da gestão anterior

Ana Paula Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Um rígido controle sobre os fundos de campanha e maior transparência nos gastos públicos: essas foram as duas principais recomendações que o novo primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, deu ao seu Gabinete, durante a cerimônia oficial de posse, nesta quarta-feira (26).

Os conselhos serviram de alerta para que sua administração não tome os mesmos rumos da do antecessor, Shinzo Abe, obrigado a renunciar depois de vários escândalos de corrupção envolvendo seus ministros.

Na escolha de seu gabinete, Fukuda optou pela continuidade e manteve praticamente os mesmos nomes da gestão anterior. Dentre as poucas mudanças anunciadas pelo novo premiê, destaca-se a transferência de Nobutaka Machimura do cargo de ministro das Relações Exteriores para o de porta-voz do governo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Relações internacionais

Na coletiva de imprensa realizada logo após o empossamento do Gabinete, Fukuda reafirmou o apoio logístico-militar aos Estados Unidos, nas missões realizadas no Iraque, comentando que o Japão quer se tornar um país internacionalmente confiável por meio da diplomacia, estabelecida tanto por meio desta aliança quanto por uma relação mais ativa na Ásia.

Ainda nesta quarta, o recém-empossado porta-voz indicou que o governo planeja levar ao Parlamento, até meados de outubro, deliberações para uma nova lei que autorize a prorrogação da missão das Forças de Auto-Defesa japonesas no Iraque. A lei atual, que permite esse tipo de operação, vence no próximo dia 1º de novembro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ana Paula Ribeiro

Jornalista colaboradora do InfoMoney