FT diz que corrupção no Brasil é um problema nacional: “PSDB também está na berlinda”

Jornal britânico lembra do esquema que envolve a compra de trens no estado de S. Paulo, governado a 20 anos pelo PSDB e ressalta: o desafio é brasileiro e não restrito a um único partido

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio aos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras (PETR3;PETR4) e que cita principalmente os partidos governistas – com destaque para o PT – o jornal Financial Times destacou em matéria de ontem que este problema não pode ser atribuído apenas a um partido, no que parece ser um desafio brasileiro.

A publicação destaca que, enquanto a Petrobras está envolvida em um escândalo de corrupção sem precedentes, outro escândalo envolve a administração do estado de São Paulo, governado pelo principal partido de oposição, o PSDB. Assim, o oposicionista também está “na berlinda”. Trata-se do esquema para a compra de trens, que vem recebendo menos atenção do noticiário internacional e que, segundo o FT, também está chegando a um ponto crítico. 

A reportagem destaca que a polícia indiciou 33 pessoas e congelou mais de R$ 600 milhões em ativos de várias empresas do setor ferroviário, caso da Siemens e da Alstom, que têm negócios com o Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Para o FT, este quadro “constrange o PSDB, que governa o Estado de São Paulo há 20 anos”, lembrando ainda que uma das principais lideranças do partido, o paulista José Aníbal, pode ter ligações com o esquema. O jornal lembra ainda que este é o partido de Aécio Neves, que “esteve perto de vencer Dilma nas eleições de outubro”. 

 “O escândalo ferroviário de São Paulo, que poderia se estender por 15 anos de governos do PSDB entre 1998 e 2013, mostra que a corrupção nos contratos públicos é um problema brasileiro, e não um desafio de apenas de um único partido”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.