FT destaca carta de leitor brasileiro que diz: não é só pelo futebol que País está de luto

Leitor envia carta ao jornal britânico, destacando que há muito mais o que ser lamentado no Brasil do que uma derrota no futebol

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na última sexta-feira, o jornal britânico Financial Times destacou uma mensagem enviada por um leitor brasileiro ao jornal, de Rogerio Pinto, do Rio de Janeiro.

O texto afirma que um dos colunistas do jornal, Simon Kuper, autor do livro Soccereconomics tem razão quando ele escreveu que não é o fim do mundo que o Brasil tenha perdido por 7 a 1 para a Alemanha, ressaltando que Kuper passa a fazer pontos válidos e perspicazes sobre o desastre em coluna logo após a derrota.

“No entanto, uma semana se passou e ainda, se você andar por aí no Rio, ler os jornais e ver as notícias, ainda há muita comoção e tristeza devido à retumbante derrota do time de futebol brasileiro. O resultado da partida foi uma perda previsível da seleção brasileira para uma equipe, obviamente, superior e melhor preparada. Não é o Armageddon nacional como os que estão de ‘luto’ dizem”, afirmou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele destaca que o que assistimos foi apenas um jogo de futebol, onde 22 atléticos e bem pagos jovens perseguem uma bola, alguns exibindo habilidade individual e destreza, juntamente com malandragem (“esperteza”), outros exibindo o trabalho em equipe e o resultado do treinamento disciplinado e do esforço. E afirma que este último prevaleceu. 

Porém, ele reforça, o que deve ser lamentado desta vez é que o Brasil tem sido constantemente derrotado pela Alemanha em muitos jogos em outras áreas que importam muito mais: integridade política, educação, saúde, segurança, infraestrutura, política econômica e social e ainda mais.

“Isso deve ser motivo de pausa, tristeza e desespero, e não uma mera derrota em uma partida de futebol, que não é grande coisa, apesar de ser fundamental para a identidade coletiva aqui”. Você concorda com ele?

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.