FT cita Oscar Wilde para explicar por que a 3ª baixa do governo Temer não foi por acaso

"Perder um ministro, Senhor Temer, pode ser considerado um infortúnio. Perder três ministros em cerca de um mês parece descuido", diz a newsletter do jornal britânico

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente interino Michel Temer foi o assunto principal da newsletter semanal sobre a América Latina do Financial Times. Desta vez, falando sobre a terceira baixa no ministério do peemedebista em menos de um mês: a saída do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, citado na Lava Jato. 

Jude Webber, que assina a newsletter, parafraseia o autor irlandês Oscar Wilde em frase de uma de suas peças, que diz: “perder um pai ou uma mãe, senhor Worthing, pode ser considerado um infortúnio; mas perder ambos parece descuido”.

“Para parafrasear Oscar Wilde: perder um ministro, Senhor Temer, pode ser considerado um infortúnio. Perder três ministros em cerca de um mês (e menos de dois meses antes das Olimpíadas) parece descuido”, afirma Webber. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E ressalta que isso não é tudo. Nesta semana, Temer também se viu atingido por acusações de pedir propina para a campanha eleitoral de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. O presidente interino negou veemente as acusações e afirmou que elas não atrapalharão o governo. 

O FT cita ainda a personagem da peça de Oscar Wilde Lady Bracknell, afirmando que ela, sem dúvida, recomendaria fortemente a Temer ter algumas relações políticas melhores e se cercar de ministros menos propensos a saírem abruptamente, especialmente quando o Brasil está no centro das atenções internacionais e quando há alguns sinais de que a combalida confiança do consumidor pode dar sinais de reanimação. 

“Mas, pelo menos, a equipe do núcleo econômico de Temer –  os novos nomes do Ministério da Fazenda, Banco Central, Petrobras e BNDES – permanece limpa e intacta”, conclui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.