FT brinca com versão “dona de casa” de Dilma em propaganda e sugere: “não convenceu”

Blog do jornal britânico, Beyond Brics, fala sobre reações nas redes sociais com campanha mostrando Dilma na cozinha, que vão desde brincadeiras à revolta; questão é se eleitores preferirão presidente CEO ou dona de casa Financial Times brinca com propaganda eleitoral de Dilma: dona de casa para presidente!

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – “Dilma Rousseff é uma mulher impressionante. Durante a ditadura militar no Brasil ela ficou na prisão por três anos, onde foi espancada e torturada com choques elétricos por muito tempo. Depois de reconstruir sua vida, ela foi eleita a primeira mulher presidente na história do Brasil em 2010, estabelecendo um exemplo para gerações de mulheres que estão por vir. No entanto, em seu primeiro vídeo oficial de campanha antes das eleições de outubro, esta semana, Dilma foi reencarnada como uma dona de casa ….”

É assim que o blog do Financial Times, Beyond Brics, inicia a sua matéria em que brinca com a propaganda eleitoral de Dilma Rousseff, que foi veiculada terça-feira (19) na televisão, retratando a presidente como uma pessoa família.

O blog destaca a fala do narrador, que reforça que “ela gosta de cozinhar, de jardinagem e que cuida da residência oficial com tanto cuidado como qualquer dona de casa”. Porém, parece que ela não convenceu, segundo o blog, que descreve que ela estaria bem desconfortável em sua tentativa de cozinhar macarrão, vestindo um terno, durante as gravações. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém, o Beyond Brics tem uma hipótese de porque Dilma foi retratada desta maneira. “Dilma não tem o carisma e toque humano que fez seu antecessor e mentor, Luiz Inácio Lula da Silva, tão popular. Qual é a melhor maneira de atrair as massas do que para mostrar aos brasileiros que ela é igual a eles (ou às suas esposas)? Além disso, qual a melhor maneira de atrair brasileiros pobres, que não têm empregadas domésticas para cozinhar e limpar para eles?”. 

No entanto, afirma o blog, a reação em mídias sociais foi um pouco diversa. Primeiro, houve indignação, afirma, citando o exemplo da manifestação de uma mulher no Twitter: “uma mulher pode ser presidente do Brasil, mas se ela não sabe cozinhar, ela não é digna de votos”. Em seguida, piadas, com alguns lembrando da vez que ela tentou fazer um omelete, no programa Mais Você, da TV Globo, em 2011, e que surpreendeu a apresentadora Ana Maria Braga com a sua “técnica única”. Outros a acusaram de ser uma farsa. “Será que eles pensam que somos idiotas?”, uma mulher twittou.

Para o FT, só o tempo dirá se os brasileiros gostam mais da Dilma dona de casa ou da CEO, papel que foi atribuído a ela em 2010. “Se não, ela vai ter que aperfeiçoar os seus omeletes”, concluiu

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.