Publicidade
SÃO PAULO – Salvador tem 35% de sua população classificada como altos compradores, que foram às compras pelo menos 14 vezes nos últimos 30 dias. Isso é o que indica um estudo do Ibope Mídia, apresentado na última terça-feira (07).
Na região metropolitana da Bahia, 34% dos consumidores são compradores médios, ou seja, realizaram entre sete e 13 compras nos últimos 30 dias, e outros 31% fizeram entre uma a seis compras, sendo considerados compradores baixos. O estudo não considera compra de bebidas e alimentos.
Na média nacional, 50% dos consumidores são considerados compradores baixos, 32% são médios e apenas 18% são considerados altos. O brasileiro se destaca em relação a outros países da América Latina: 67% da população foi às compras nos últimos 30 dias, índice menor apenas que o apresentado pelo Peru (69%) e pelo México (68%). A Argentina teve o menor índice da região, de apenas 40%.
Continua depois da publicidade
Outras regiões
Entre outras regiões metropolitanas brasileiras, Curitiba concentra a maior participação dos consumidores baixos, de 53%. Na capital paranaense, os compradores médios representam 29% da população, e os baixos, 18%. Já 39% da população de Brasília são compradores médios, e foram às compras entre sete e 13 vezes no último mês.
Na tabela abaixo é possível verificar as porcentagens de compradores baixos, médios e altos nas regiões pesquisadas.
Região | Consumidores baixos | Consumidores médios | Consumidores altos |
Brasília | 46% | 39% | 15% |
Belo Horizonte | 43% | 32% | 25% |
Curitiba | 53% | 29% | 18% |
Fortaleza | 51% | 28% | 21% |
Porto Alegre | 45% | 32% | 23% |
Recife | 43% | 36% | 21% |
Rio de Janeiro | 45% | 35% | 19% |
Salvador | 31% | 34% | 35% |
São Paulo | 43% | 38% | 19% |
Brasil | 50% | 32% | 18% |
Fonte: Ibope
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi feita com 3.400 pessoas, e mostrou, também, que os consumidores buscam informações e experiências sobre um produto ou marca para, só depois, realizar a compra. A imagem da marca e o valor agregado por ela também são importantes influenciadores.