Freqüência de compras: Salvador concentra maior parte de altos compradores

Na região, 35% da população foi às compras mais de 14 vezes nos últimos 30 dias. No Brasil, a média é de 18% da população

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Salvador tem 35% de sua população classificada como altos compradores, que foram às compras pelo menos 14 vezes nos últimos 30 dias. Isso é o que indica um estudo do Ibope Mídia, apresentado na última terça-feira (07).

Na região metropolitana da Bahia, 34% dos consumidores são compradores médios, ou seja, realizaram entre sete e 13 compras nos últimos 30 dias, e outros 31% fizeram entre uma a seis compras, sendo considerados compradores baixos. O estudo não considera compra de bebidas e alimentos.

Na média nacional, 50% dos consumidores são considerados compradores baixos, 32% são médios e apenas 18% são considerados altos. O brasileiro se destaca em relação a outros países da América Latina: 67% da população foi às compras nos últimos 30 dias, índice menor apenas que o apresentado pelo Peru (69%) e pelo México (68%). A Argentina teve o menor índice da região, de apenas 40%.

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Outras regiões

Entre outras regiões metropolitanas brasileiras, Curitiba concentra a maior participação dos consumidores baixos, de 53%. Na capital paranaense, os compradores médios representam 29% da população, e os baixos, 18%. Já 39% da população de Brasília são compradores médios, e foram às compras entre sete e 13 vezes no último mês.

Na tabela abaixo é possível verificar as porcentagens de compradores baixos, médios e altos nas regiões pesquisadas.

Região Consumidores baixos Consumidores médios Consumidores altos
Brasília 46% 39% 15%
Belo Horizonte 43% 32% 25%
Curitiba 53% 29% 18%
Fortaleza 51% 28% 21%
Porto Alegre 45% 32% 23%
Recife 43% 36% 21%
Rio de Janeiro 45% 35% 19%
Salvador 31% 34% 35%
São Paulo 43% 38% 19%
Brasil 50% 32% 18%

Fonte: Ibope

A pesquisa foi feita com 3.400 pessoas, e mostrou, também, que os consumidores buscam informações e experiências sobre um produto ou marca para, só depois, realizar a compra. A imagem da marca e o valor agregado por ela também são importantes influenciadores.

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