Força-tarefa da Lava Jato prepara três denúncias contra Lula, diz Época

Na hipótese mais otimista, o Ministério Público pode pedir que Lula seja condenado a pelo menos 15 anos de prisão

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Algumas horas depois da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki de devolver ao juiz federal Sergio Moro as investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba finaliza um pacote de até três denúncias contra o petista por crimes descobertos no “petrolão”.

Conforme conta matéria publicada no portal da revista Época, os investigadores dizem já possuir provas para denunciar Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por favores recebidos das empreiteiras Odebrecht e OAS e do pecuarista José Carlos Bumlai pelo sítio em Atibaia, pelo aluguel de contêineres para o transporte de acervo do ex-presidente de Brasília para o sítio e pela reserva do apartamento tríplex do Guarujá.

Segundo o jornalista Daniel Haidar, a ideia é que seja apresenta uma acusação para cada ato, o que tende a mitigar os efeitos de uma maior lentidão no julgamento. Na hipótese mais otimista para o acusado, diz a matéria, o Ministério Público pode pedir que Lula seja condenado a pelo menos 15 anos de prisão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.