Perspectivas

Fomc, resultados e feriado: tudo o que você precisa acompanhar no mercado esta semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar nesta semana

arrow_forwardMais sobre
(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Passada a primeira vitória do governo no Congresso, com a aprovação da reforma da Previdência na CCJ da Câmara, o mercado agora volta os olhos para a Comissão Especial, mas o feriado de 1º de maio deve tornar o cenário mais “parado”. Por outro lado, a agenda de indicadores nos Estados Unidos e a temporada de resultados promete agitar os próximos dias.

Com o cenário político mais “tranquilo”, a atenção se volta para os dados da economia. Os próximos dias trarão mais claridade sobre o ritmo de crescimento do País no primeiro trimestre. Na quinta-feira (2) será divulgada a produção industrial de março, que a GO Associados estima que mostrará uma queda de 0,8% no setor.

Nesta segunda-feira (29), serão divulgadas a inflação de abril, medida pelo IGP-M, estimada em 0,9% e a taxa de desemprego no trimestre encerrado em março. A GO Associados estima uma taxa de 12,9%. Ainda nesta semana também será apresentado o resultado do governo central.

Aprenda a investir na bolsa

O mercado também deve ser agitado pela temporada de resultados, com pelo menos 16 empresas divulgando seus números do primeiro trimestre. Entre as principais companhias, atenção para Itaú Unibanco (ITUB4), RD (RADL3), Ecorodovias (ECOR3) e Natura (NATU3).

Mercado externo
Os Estados Unidos serão o grande foco nesta semana, com destaque para a decisão do Fomc (Federal Open Market Committee), que ocorre durante o feriado brasileiro de 1º de maio.

A expectativa é de manutenção da taxa de juros entre 2,25% e 2,50%, mas é possível que ocorram novas sinalizações do Federal Reserve sobre os próximos passos da política monetária.

Já na sexta-feira, os holofotes se voltam para o relatório de emprego, ou Payroll, que é um dos principais dados acompanhados pelos integrantes do Fed para definirem suas metas sobre os juros no país.

De volta ao início da semana, na segunda-feira (29) à noite, atenção para a divulgação dos resultados da atividade industrial e de serviços da economia chinesa, que promete agitar os mercados na terça-feira.

Clique aqui e confira a agenda completa de indicadores e resultados.

PUBLICIDADE

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos