Folha: “No meu governo a Embraer jamais será vendida”, diz Temer sobre negócio com Boeing

Segundo o jornal, Temer disse aprovar todo tipo de negociação, exceto a venda do controle

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Não foi apenas o mercado, o governo também foi pego de surpresa com a notícia de que a Boeing está em conversas com a Embraer (EMBR3) para união dos negócios das empresas. Diante disso, o presidente Michel Temer fez uma reunião com ministros para tratar do assunto e descartou a venda da empresa brasileira.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Temer disse aprovar todo tipo de negociação, exceto a venda do controle. “No meu governo a Embraer jamais será vendida”, disse ele em reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o comandante da Força Aérea, brigadeiro Nivaldo Rossato, além de outros auxiliares.

Ainda de acordo com a publicação, a área militar havia notado uma movimentação de executivos e lobistas ligados aos americanos em reuniões recentes em Brasília, mas não tinha clareza do que estava em curso. Mais cedo, o Wall Street Journal afirmou que a Boeing estaria analisando a compra da Embraer, mas em nota conjunta as duas empresas confirmaram conversas para união de negócios.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Folha lembra ainda que essa estratégia da Boeing sobre união de negócios ocorreria exatamente por saber que o governo brasileiro não autorizaria a venda. Esta dependência ocorre porque o governo tem a chamada “golden share”, que lhe permite ter voz em qualquer decisão sobe a companhia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.