Nova polêmica

Folha: Lula sabia de esquema na Petrobras desde 2005, diz Yousseff; Dilma também é citada

O doleiro afirmou em seu depoimento que a presidente também tinha conhecimento do esquema de desvios de recursos, mas foi citada menos vezes do que Lula, segundo relatos de duas fontes ouvidas pelo jornal

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O jornal Folha de S. Paulo reiterou a capa da Veja de sexta-feira (24), em que o doleiro Alberto Youssef disse que Lula teve conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras. Duas fontes que acompanham a investigação confirmaram ao jornal que Yousseff mencionou Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente em depoimentos, sendo que ele foi mais citado do que ela. 

Em sua delação, o doleiro afirmou que Lula teve conhecimento do esquema de propina na Petrobras após a eclosão da crise do mensalão, em 2005. De acordo com o relato de Yousseff, Lula procurou o presidente do PP à época, José Janene, para discutir como acalmar os deputados do partido, descontentes com a perda do financiamento ilícito que recebiam via mensalão.

O doleiro afirmou em seu depoimento que a presidente também tinha conhecimento do esquema de desvios de recursos. As citações a Dilma e de Lula foram reveladas pela ‘Veja’.

Aprenda a investir na bolsa

A revista “Veja” destacou ainda que o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli ordenou o pagamento de R$ 1 milhão a uma agência de publicidade que ameaçava revelar o esquema, sendo que ele negou veeemente, em nota, a acusação. 

Youssef era próximo de Janene, que morreu em 2010, e do próprio PP. O partido aderiu à base aliada do governo Lula em 2003 e recebeu R$ 4,1 milhões durante o mensalão.

O Instituto Lula diz que o ex-presidente não comenta “vazamentos seletivos” sobre depoimentos sigilosos feitos às vésperas da eleição. Já Dilma afirmou na TV que a revista “faz terrorismo” e responderá na Justiça, pois não há provas dos depoimentos. O advogado de Yousseff, Antonio Figueiredo Basto, não confirmou nem negou as palavras do doleiro. 

Polêmica na Veja
Revista Veja trouxe na sua última edição uma capa mostrando Lula e Dilma em um fundo preto com a chamada “Eles sabiam de tudo”. Um texto separa o rosto dos dois petistas com os seguintes dizeres: “O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção da Petrobras, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público, na terça-feira passada, que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal”.

Segundo trecho da matéria, em determinado momento de sua conversa com a Polícia, Youssef teria sido questionado sobre o nível de envolvimento das autoridades brasileiras: “O Planalto sabia de tudo!”, respondeu o doleiro. “Mas quem no Planalto?”, perguntou o delegado. “Lula e Dilma”, completou Youssef.

Vale lembrar que no início de setembro, a mesma Veja publicou uma edição com os relatos da delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Na ocasião, em um trecho da matéria, o executivo já teria indicado que Lula sabia dos esquemas de corrupção dentro da estatal. Dessa vez, a revista promete as informações da delação feita por Alberto Youssef, doleiro que teria sido um dos principais nomes nos esquemas.

PUBLICIDADE