AO VIVO Analisando ações: como fazer trades se você tem pouco tempo para operar

Analisando ações: como fazer trades se você tem pouco tempo para operar

Fluxo de capitais no Brasil pode cair 31% em 2009 devido a crise, diz ActionAid

ONG afirma que o Brasil depende muito de capital estrangeiro e grande parte do dinheiro que entra no País não produz trabalho

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Devido à crise financeira, o fluxo de capitais no Brasil poderá cair 31% este ano em comparação a 2007, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (2) pela ONG (Organização não-governamental) ActionAid, em Londres.

A projeção se baseia no fato de que o Brasil depende muito do capital estrangeiro e grande parte do dinheiro que entra no País é de caráter especulativo e não produz trabalho no mercado doméstico.

De acordo com os dados apresentados no relatório, além do Brasil, outros países também sentiriam redução significativa em seus fluxos de capitais, como África do Sul (-47%), Estônia (-43%), Coreia (-38%) e Turquia (-34%).

Evasão de divisas

Aprenda a investir na bolsa

Segundo o documento, a ajuda internacional aos países em desenvolvimento pode ser prejudicada pela evasão de divisas praticada pelas corporações transnacionais, atingindo US$ 160 bilhões em todo o mundo.

“É preciso combater a evasão fiscal, que é um problema sério nos países em desenvolvimento, e suspender imediatamente as medidas protecionistas que estão sendo implementadas pelos países do Primeiro Mundo, pois vão prejudicar a economia como um todo”, afirmou Celso Marcatto, coordenador do Programa de Segurança Alimentar da ONG.

Políticas sociais

A organização defende também uma reforma nas instituições financeiras internacionais. “Elas têm que ter estrutura de governança mais clara para impedir que situações como a atual crise se repitam e anulem o pouco que se conseguiu nos últimos anos em termos de políticas sociais”, concluiu Marcatto.