Flavio Bolsonaro e Nikolas Ferreira associam escolha eleitoral a projeto de anistia

Políticos defenderam nas redes sociais que a escolha do senador como candidato das forças da direita pelo próprio Bolsonaro pode servir como fator de união não só na eleição, mas na negociação no Congresso

Roberto de Lira

O senador Flávio Bolsonaro durante manifestação em Copacabana (Reprodução/X)
O senador Flávio Bolsonaro durante manifestação em Copacabana (Reprodução/X)

Publicidade

A escolha de Jair Bolsonaro para que seu filho, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ), seja o representante da direita nas eleições presidenciais de 2026, está inserida na estratégia de tentar aprovar no Congresso um projeto de anistia que inclua o ex-presidente. A estratégia foi confirmada em redes sociais pelo próprio pré-candidato e por um dos principais apoiadores da família, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

“Tomada a decisão ontem [sexta-feira], hoje começo as negociações! O primeiro gesto que eu peço a todas as lideranças políticas que se dizem anti-Lula é aprovar a anistia ainda este ano! Espero não estar sendo radical por querer anistia para inocentes. Temos só duas semanas, vamos unir a direita!”, escreveu o senador no X.

Leia também: Datafolha: Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos no 2º turno das eleições

Continua depois da publicidade

Na mesma rede social, Nikolas Ferreira argumentou que “alguns olham apenas a eleição” quando fazem suas análises sobre a escolha, mas que “quem sente o Brasil sabe que há algo maior em jogo”.

“Essa decisão carrega um pedido urgente de pacificação nacional. O país não aguenta mais viver dividido, famílias destruídas, inocentes atrás das grades enquanto a política vira palco de perseguição. Que essa escolha ajude a abrir o caminho para a anistia e para que brasileiros injustamente presos voltem para casa. Hoje, mais do que nunca estamos falando em libertar quem nunca deveria ter perdido a liberdade”, escreveu o deputado.

Leia também: Bolsa brasileira perde R$ 183 bilhões com “efeito Flávio 2026”: veja maiores baixas

Também no X, Jair Renan Bolsonaro, o quarto filho do ex-presidente e vereador pelo PL em Balneário Camboriú (SC), escreveu que “quando meu pai, nosso líder, aponta o rumo é porque enxerga onde está o caminho certo”.

“O meu irmão Flavio é uma referência, um homem honrado, que sabe fazer política como poucos e já está fazendo o sistema ter pesadelos. (…). A direita está viva, o bolsonarismo está mais vivo do que nunca”, afirmou em vídeo.