Publicidade
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reforçou, nesta terça-feira (9), que sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026 é “irreversível” e pediu publicamente que os demais nomes da direita se alinhem ao seu projeto desde agora.
As declarações foram dadas após uma visita ao pai, Jair Bolsonaro, preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília para cumprimento de pena por golpe de Estado.
Na conversa, Flávio relatou ter atualizado o pai sobre o impacto político do lançamento de seu nome. Segundo ele, Bolsonaro reagiu com entusiasmo. “Ficou muito feliz”, afirmou, acrescentando que entregou ao ex-presidente a primeira pesquisa divulgada após o anúncio, do Instituto Veritá, que aponta empate técnico com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Oportunidade com segurança!

Tarcísio de Freitas reafirma lealdade a Bolsonaro e diz que apoiará Flávio em 2026
“O Flávio vai contar com a gente, o Flávio tem uma grande responsabilidade a partir de agora”, disse o governador de São Paulo

Flávio é meu amigo, mas política não se faz só com amizade, diz Ciro Nogueira
Candidatura do filho de Bolsonaro reacende disputa entre direita e Centrão por nome na disputa presidencial
“Já me bota ali no empate técnico com o atual desgoverno do país… Ao contrário do que muita gente estava imaginando, querendo dizer que era um nome inviável”, disse Flávio.
A pesquisa Veritá mostra Flávio com 39,2% das intenções de voto contra 39,8% de Lula. Nos votos válidos, o petista aparece com 50,4% e o senador com 49,6%, um empate dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.
O quadro é diferente do apresentado pelo Datafolha, divulgada neste sábado (6), no qual Lula aparece com 51% versus 36% de Flávio, uma vantagem de 15 pontos.
Continua depois da publicidade
Aposta na união da direita
Flávio relatou ter se reunido com presidentes de partidos como PP, União Brasil e Republicanos, e disse ter pedido apoio desde já. “Fui bem claro e pedi o apoio para eles desde o primeiro momento”, afirmou. Segundo o senador, os dirigentes expressaram preocupação inicial com seu desempenho, mas teriam reconhecido que “o nome vai tracionar”.
O pré-candidato disse esperar que aliados tradicionais caminhem juntos ainda na largada da disputa. “Mais uma vez faço aqui o apelo de público para que eles caminhem com a gente desde o início”, afirmou. P
ara ele, a união da direita não é apenas desejável, mas inevitável: “Independente da forma, se vai estar junto no começo ou no final… Todos nós temos a consciência de que o Brasil não aguenta mais quatro anos de PT”.
Flávio reiterou ter convicção de que Lula será derrotado: “O Lula é um produto vencido. Eu tenho a convicção de que a gente vai tirar o Lula do governo, porque essa é a solução para o Brasil”.
O senador também exaltou o papel de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) — considerado um dos principais nomes do campo bolsonarista — e disse que o pai acompanhou pela televisão elogios do governador. “A gente vai estar mais juntos do que nunca”, afirmou.
Relação com Michelle
Questionado sobre Michelle Bolsonaro, Flávio minimizou especulações sobre desentendimentos. “A minha relação com ela sempre foi a melhor possível… Eu conto muito com ela junto ao público feminino, junto ao público evangélico”, disse.
Continua depois da publicidade
Flávio voltou a citar o peso político do bolsonarismo, mesmo após a prisão do pai. “Aqui é um Bolsonaro, e tem filhotes de Bolsonaro pelo Brasil inteiro, tem mais de 60 milhões de Bolsonaros pelo Brasil”, afirmou. “Não vai ser uma caneta que vai calar a gente.”
O senador também comentou a reação negativa dos mercados ao anúncio de sua pré-candidatura, que coincidiu com queda da Bolsa e alta do dólar. Para Flávio, não se tratou de rejeição ao seu nome, mas de temor sobre a continuidade do governo Lula. “O que o mercado quis sinalizar com isso? A preocupação de mais quatro anos do Lula”, disse.
Ao fim, reforçou o recado aos partidos de direita sobre sua estratégia eleitoral: “Cabe a mim convencê-los de que o melhor projeto é vir com a gente desde o início”. 
Continua depois da publicidade