Flávio admite que direita discute alternativas a Jair Bolsonaro para 2026

Senador afirma que partidos do Centrão já sondam possíveis candidatos caso o ex-presidente continue inelegível

Marina Verenicz

Publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que partidos políticos aliados estão discutindo nomes alternativos para representar a direita nas eleições presidenciais de 2026. A declaração foi dada ao jornal O Globo um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado.

Segundo Flávio, mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro pretende registrar sua candidatura ao Palácio do Planalto, mas admite que há outros nomes com viabilidade política para a disputa. “Bolsonaro tem a humildade de, lá na frente, se for necessário, apoiar qualquer um desses que tenham maior potencial”, disse o senador.

Alternativas

De acordo com Flávio, lideranças do Centrão já trabalham com o cenário de uma candidatura sem Bolsonaro e têm procurado possíveis sucessores. Entre os nomes citados pelo senador estão:

Continua depois da publicidade

“Os presidentes de partidos falam para mim, para Tarcísio, para Michelle, para Ratinho, para Zema, para Caiado: ‘Mantenha a linha, porque pode ser que seja você’”, completou Flávio.

Cenário eleitoral

Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade em dois processos julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023. O mais recente golpe às suas pretensões políticas veio com a denúncia da PGR, que o acusa de liderar uma organização criminosa para tentar impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A estratégia da direita para 2026 ainda depende da evolução dos processos contra o ex-presidente. Nos bastidores, há pressão para que Bolsonaro concentre esforços na aprovação de uma anistia política, enquanto aliados começam a pavimentar candidaturas alternativas.