Fitch corta em três degraus rating da Líbia, que perde status de investment grade

Agência mantém perspectiva negativa para as notas e aponta riscos que a menor produção do petróleo trazem à economia

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A Fitch Ratings rebaixou os ratings de longo prazo da Líbia em três níveis, ação que levou a nota do país a perder o status de grau de investimento e passar ao patamar de grau especulativo. Os ratings de longo prazo em moeda moeda local e estrangeira passaram de “BBB” para “BB”, e seguem com perspectiva negativa. As notas de curto prazo em moeda estrangeira também foram revisadas para baixo, indo de “F3” para “B”.

“O rebaixamento reflete a nossa visão de que as condições econômicas e políticas estão cada vez mais caóticas, não condizentes com o grau de investimento”, afirmou Charles Seville, diretor da Fitch Ratings. Segundo Seville, as sanções internacionais ao país também pesaram na decisão.

Na visão da agência de classificação de risco, o ditador Muammar Gaddafi perdeu o controle e a forte oposição vinda da comunidade internacional sugere que o líder não deverá se sustentar no controle político do país. No entanto, Gaddafi segue determinado em manter-se no poder, elevando ainda mais o risco de violência e danos econômicos, diz a Fitch.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro grande problema, segundo a agência de classificação de risco, diz respeito ao fornecimento de petróleo, parte importante da composição do PIB (Produto Interno Bruto) líbio. O corte pela metade da produção e o risco que manifestantes danifiquem as instalações também influenciam negativamente na perspectiva de rating da Líbia.

De acordo com a Fitch, o setor de óleo e gás representa mais da metade do PIB nacional, 90% das entradas em conta corrente do país e mais de 80% das receitas da Líbia.

Confira abaixo a metodologia de notas das principais agências:

Continua depois da publicidade

S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.