“Fim do mito”: Lula vira manchete na imprensa mundial após ser alvo da Lava Jato

Os jornais britânicos Financial Times, The Guardian, os americanos New York Times, The Washington Post, Los Angeles Times e o Miami Herald, a revista alemã Der Spiegel e o Handelsblatt, o francês Le Monde, todos eles destacaram Lula em seus sites

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A deflagração da fase Aletheia na Operação Lava Jato, que teve como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, repercute mundialmente. 

Os jornais britânicos Financial Times, The Guardian, os americanos New York Times, The Washington Post, Los Angeles Times e o Miami Herald, a revista alemã Der Spiegel e o Handelsblatt, o francês Le Monde, todos eles destacaram Lula em seus sites. 

O New York Times publicou que ex-presidente estava sendo interrogado pela polícia, que investiga “um esquema de corrupção colossal envolvendo a Petrobras, a empresa nacional de petróleo”. The Washington Post informou que as autoridades brasileiras estão fazendo buscas “em sua casa como parte do caso de corrupção que atinge a gigante do petróleo Petrobras”. O Los Angeles Times diz que a operação constitui “um dos desenvolvimentos mais dramáticos do caso de corrupção que atinge a gigante do petróleo Petrobras”. Já Miami Herald publica uma foto de Lula e destaca que a polícia fez buscas em endereços relacionados com o ex-presidente, incluindo o Instituto Lula, sua organização sem fins lucrativos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na América Latina, a condução coercitiva de Lula também foi destaque, caso do argentino Clarín e o equatoriano O Universo.

Já o jornal italiano “Corriere della Sera” afirmou que “O escândalo Petrobras chega a Lula: o ex-presidente do Brasil é levado pela polícia”. O jornal afirma que a nova fase da investigação é “o fim de um mito”.

O jornal alemão Süddeutsche Zeitung também repercutiu o caso em sua versão on-line: em matéria intitulada “Batida policial em ex-presidente brasileiro Lula”, o periódico comenta que “no maior escândalo de corrupção da história do Brasil, a antiga estrela da esquerda se transformou em alvo”, e questiona, “Uma ameaça à presidente Rousseff?”.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo os destaques internacionais sobre Lula:

Financial Times (Reino Unido)

FT - Lula


Handelsblatt (Alemanha)

Continua depois da publicidade


Handelsblatt - Aletheaa:

BBC (Reino Unido)

BBC - Aletheia

Der Spiegel (Alemanha)

Publicidade

Der Spiegel - Alethea

Clarín (Argentina)

Clarín - Alethea

Leia também:

Carteira InfoMoney tem 4 novas ações para março; confira

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.