FHC rebate críticas de Lula e diz que petista promove baixarias e falsas acusações

Artigo do ex-presidente tucano foi uma resposta, com quase duas semanas de atraso, a uma fala de Lula em Curitiba

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rebateu em artigo publicado na última terça-feira (15) as acusações do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em artigo publicado no portal Observador Político. Segundo FHC, Lula tenta atingir sua honra em meio a acusações de que haveria corrupção escondida no governo tucano. 

Para se defender, Lula ataca. Jamais se explica, sempre acusa. Acostumado a atirar pedras, Lula é incapaz da autocrítica. Quando deveria, de forma rigorosa, abominar a prática da corrupção, ele tenta distrair a opinião pública jogando culpa nos outros. Ora, a grandeza de um líder está em assumir a responsabilidade, por si e por sua equipe, dos possíveis erros cometidos, buscando corrigi-los e superá-los, não em levantar suspeitas sobre outrem com o claro objetivo de se esquivar de seus compromissos éticos e políticos”, afirmou no artigo. 

Falando sobre o mensalão, o ex-presidente tucano disse que em “nenhum momento Lula explicou de forma detalhada os acontecimentos que levaram ao maior escandâlo de corrupção da história republicana”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

FHC disse que, quando viajou com Lula para a África do Sul, para o funeral do presidente Nelson Mandela, sugeriu a ele que “virasse a página do mensalão”, já julgada pela Suprema Corte. “Mas não, Lula insiste em continuar distorcendo fatos para dizer que todos fizeram algo parecido. Eu não caio nessa cilada”,afirmou. 

E ainda destacou: “aproveito para renovar a proposta que lhe fiz naquela ocasião: por que não nos juntamos para corrigir o que de malfeito há na vida política brasileira, em vez de jogar pedras uns nos outros? O Brasil se cansou de ataques infundados. O país percebe que seu futuro depende de decisões honestas e corajosas, entre as quais a de evitar que o debate eleitoral se restrinja a baixarias e falsas acusações”.

O artigo de FHC foi uma resposta, com quase duas semanas de atraso, a uma fala de Lula em Curitiba. Lula disse que FHC “desmantelou instrumentos de combate à corrupção” na época em que dirigia o País. 

Continua depois da publicidade

Confira o artigo na íntegra clicando aqui

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.