FHC diz que Dilma é honrada e afirma ser “impossível” que Lula não soubesse do mensalão

"Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT", afirmou em entrevista à revista alemã Capital

Lara Rizério

(Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista à revista alemã de economia Capital, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso poupou a presidente Dilma Rousseff de críticas, afirmando que ela não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras, e responsabilizou politicamente o seu sucessor, Lula, pelo esquema. As informações são do site DW. 

“Não [Dilma não está envolvida], não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia”, afirmou. “Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT.”

FHC disse que os escândalos começaram no governo de Lula. “Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão.” E, quando perguntado se Lula estaria envolvido, respondeu: “não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FHC ainda afirmou ser impossível que Lula não soubesse do mensalão e destacou: “para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante”. Porém, afirmou, seria longe demais que ele fosse preso. Isso dividiria o país, já que ele é um líder popular, afirmou.

“Não se deve quebrar esse símbolo (Lula), mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país”, disse o tucano, chegando até mesmo a elogiar o petista: “ele certamente tem muitos méritos e uma história pessoal emocionante. Um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente da sétima maior economia do mundo.” E afirmou: “eles fizeram dele um deus, mas ele apenas levou adiante a minha política.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.