AO VIVO Sócio da Arko e analista da XP avaliam o último debate entre Trump e Biden antes da eleição nos EUA

Sócio da Arko e analista da XP avaliam o último debate entre Trump e Biden antes da eleição nos EUA

Desistiu

FHC cancela palestra em Nova York após protestos de intelectuais

"Eu não desejo dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária ‘contra o golpe’", disse o ex-presidente

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação em uma palestra que ocorreria neste sábado (28) em Nova York sobre a democracia na América Latina após protestos de intelectuais. Segundo o jornal O Globo, o evento foi organizado pela LASA (Associação de Estudos Latino-Americanos) em homenagem aos 50 anos da entidade e FHC dividiria um painel de debate com o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.

A publicação teve acesso à carta em que o ex-presidente explica os motivos do cancelamento. “Eu peço que vocês entendam que a essa altura da minha vida, aos 85 anos, eu não desejo dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária ‘contra o golpe’, um golpe que nunca existiu”, escreveu FHC.

Ainda em abril, um grupo de membros da LASA, entre intelectuais brasileiros e estrangeiros, encaminhou à entidade uma petição defendendo ser inapropriado o tucano participar do painel no momento em que o partido dele, o PSDB, é apontado como um dos colaboradores de um “golpe” no Brasil pelos partidos que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff.

Aprenda a investir na bolsa

Em reação, a direção da LASA publicou uma carta em que reafirmou o convite ao ex-presidente brasileiro e defendeu que ele se deu pela reputação acadêmica de FHC e alterou o painel para “50 Anos de Vida Pública na América Latina”, tentando evitar mais polêmicas com a palavra “democracia”.