Segundo Estadão

FHC afirma que Lula sumiu e critica governo: “opera sem anestesia”

“Os maiores responsáveis têm que assumir. Outro dia eu cobrei do ex-presidente Lula que ele sumiu. Como sumiu? A filha é sua!”, afirmou o ex-presidente

(Agência Brasil)

SÃO PAULO – As declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o novo governo Dilma Rousseff seguem repercutindo no mercado. De acordo com o Estado de S. Paulo, em palestra realizada na noite da última segunda-feira, em São Paulo, FHC criticou Lula ao dizer que ele tem se ausentado do debate sobre a atual crise política e econômica do Brasil.

 “Os maiores responsáveis têm que assumir. Outro dia eu cobrei do ex-presidente Lula que ele sumiu. Como sumiu? A filha é sua!”, afirmou o ex-presidente, o que levou a risos da plateia, composta principalmente por empresários. 

O ex-presidente ainda criticou Dilma e afirmou que ela está impondo um ajuste econômico ao Brasil sem se comunicar com a sociedade. E questionou se o ajuste vai funcionar: “é uma situação difícil para a presidente Dilma. Ela ganha dizendo que vai continuar o crescimento político e tem que tirar o pé do acelerador e frear de repente. O mais dramático é ter que nomear como tzar da economia alguém que pensa o oposto dela. Duvido que isso dê certo.” De acordo com ele, o governo ‘opera sem anestesia’.

PUBLICIDADE

Fernando Henrique afirmou ainda que problemas da economia que o Brasil enfrenta começaram no segundo mandato do presidente. Isso porque resolveu manter uma política de estímulo ao consumo durante a crise econômica, mas sem realizar investimentos. Segundo ele, o ex-presidente Lula e seus assessores pensaram ter encontrado a “fórmula mágica”.