Fecomercio: eleições não diminuem confiança dos consumidores em outubro

O otimismo do consumidor da região metropolitana de São Paulo avançou 0,4% no décimo mês do ano

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O otimismo do consumidor da região metropolitana de São Paulo avançou 0,4% em outubro, segundo pesquisa da Fecomercio SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) divulgada nesta quarta-feira (18), mesmo com a disputa presidencial.

Com essa variação, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) passou de 131,6 para 132,1 pontos, sendo que o indicador varia de 0 a 200 pontos, apontando otimismo acima dos 100 pontos e pessimismo abaixo desta marca.

Condições atuais e futuras

A avaliação da confiança dos paulistanos, medida pelo ICC, leva em consideração as variações do IEC (Índice de Expectativas do Consumidor) e do ICEA (Índice de Condições Econômicas Atuais).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O primeiro, que mede a percepção quanto ao futuro, registrou 137,9 pontos este mês, 1,5% superior a setembro. O segundo, que mede o grau de otimismo em relação ao presente, variou 1,4% negativamente em relação ao mês passado e cravou 123,4 pontos.

Para o presidente da Fecomercio, Abram Szajman, o resultado reflete o quadro econômico estável. “O conjunto de indicadores atravessa um período de tranqüilidade, sem perspectivas de crise”, afirmou.

Homens estão mais otimistas

Na segmentação por faixa de renda, o IEC dos que ganham menos de 10 salários mínimos apontou alta de 6,1% em relação a agosto, atingindo 141,5 pontos. Já o ICEA, que acusou 124,3 pontos, caiu 0,6%. Por outro lado, os consumidores com renda superior a 10 mínimos apresentaram queda de 6,8% no IEC (130,9 pontos) e de 2,3% no ICEA (122 pontos).

Continua depois da publicidade

Na divisão por sexo, o ICC de outubro medido junto ao público masculino registrou alta de 2,8% e totalizou 138,2 pontos, enquanto o índice medido entre as mulheres recuou 2%, registrando 126,5 pontos.

Por fim, entre as faixas etárias, a confiança dos consumidores com idade inferior a 35 anos avançou 2,2% e atingiu 139,2 pontos, ao mesmo tempo que caiu 2,6% entre aqueles com idade acima desse patamar (120,4 pontos).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.