Família imperial japonesa visita o Paraná em 2008

Na comemoração dos 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes do Japão ao Brasil, a família imperial japonesa virá ao Paraná

SÃO PAULO – A família imperial japonesa virá ao Paraná em 2008 na comemoração dos 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes do Japão ao Brasil.

Em Tóquio, durante viagem oficial ao Japão, o governador paranaense Roberto Requião reuniu-se com o príncipe Hitachi Masahito, irmão mais novo do imperador Akihito, para entregar o convite oficial para as comemorações, que serão realizadas na cidade de Rolândia (norte do Estado).

Imigração japonesa

O sucesso da imigração japonesa no Brasil deveu-se à necessidade de mão-de-obra qualificada nas fazendas de café de São Paulo e do Paraná e à crise econômica no Japão, arrasado pela guerra.

PUBLICIDADE

O Paraná é o segundo pólo de imigrantes japoneses e de seus descendentes no Brasil. Apenas em Curitiba, vivem atualmente cerca de 50 mil descendentes.

A capital, entretanto, não foi o primeiro destino dos imigrantes. A entrada dos japoneses no Paraná começou no Norte do Estado, onde eles ajudaram a colonizar cidades como Apucarana, Maringá e Londrina.