Fachin manda arquivar citações de delator da Lava Jato sobre Aécio

Machado relatou ter havido um esquema de corrupção em 1998 para eleger o hoje presidente do PSDB Aécio Neves à presidência da Câmara em 2000

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin mandou arquivar nesta quinta-feira (16) as citações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Operação Lava Jato, sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Machado relatou ter havido um esquema de corrupção quando ele ainda era líder do PSDB no Senado, em 1998, para eleger o hoje presidente da sigla Aécio Neves à presidência da Câmara em 2000 e estruturar uma ampla base de apoio para o governo Fernando Henrique Cardoso no Congresso. Segundo o delator, Aécio teria recebido na época R$ 1 milhão em dinheiro vivo.

Na delação, Machado diz que junto com o então senador Teotônio Vilela Filho e Aécio traçaram um plano em 1998 para “ajudar financeiramente 50 deputados a se elegerem naquele ano para garantir o apoio à eleição de Aécio para a presidência da Câmara, em 2000”. O dinheiro teria sido captado por meio de propinas de empresas e de recursos ilícitos da campanha de Fernando Henrique Cardoso à reeleição.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em manifestação ao Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento porque o “prazo para o exercício da pretensão punitiva se encerrou, nos termos do art. 109, II, do Código Penal, no ano de 2016”. Segundo Fachin, pela lei na época, o prazo de prescrição era de 16 anos, se encerrou no ano passado.

(Com Agência Estado)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.