Fachin determina que Petrobras faça licitação para vender a TAG

Decisão do ministro restabelece o julgado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Ricardo Bomfim

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar que obriga Petrobras (PETR3; PETR4) a fazer licitação para a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG).

A decisão restabelece o julgado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que acatara os argumentos do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas (Sindipetro) para determinar que a petroleira siga a sistemática prevista no Plano Nacional de Desestatização (PND) para fazer o desinvestimento. 

Em abril, a Petrobras anunciou a venda de 90% da TAG para um consórcio formado pelo grupo francês Engie e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Quebec (CDPQ) por US$ 8,6 bilhões. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Fachin, a operação desrespeita a liminar do ministro Ricardo Lewandowski, que estabeleceu autorização prévia do Legislativo e processo licitatório para venda de ações que resultem na perda de controle das empresas públicas. 

Atualmente, a empresa segue as exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) para se desfazer dos seus ativos. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ricardo Bomfim

Repórter do InfoMoney, faz a cobertura do mercado de ações nacional e internacional, economia e investimentos.